A carregar / Aguarde...
:: PTPAC ::Receitas de sopas

PTPAC

Receitas de sopas

Receitas de sopas
Sábado, 13 de Junho de 2009

Creme de Tomate

700g de tomate maduro; 1 cebola grande; 2 colheres de sopa de azeite; 1 dente de alho; 1 ramo de salsa; 1 folha de louro; 1L de caldo de carne; 4 colheres de sopa de arroz; sal; pimenta; 1 colher de sopa de manteiga.

Pique a cebola, aloure-a com o azeite e junte o tomate sem peles e sem graínhas, o dente de alho esmagado, a salsa e o louro. Tape e deixe estufar durante 5 minutos. Regue com o caldo de carne, deixe levantar fervura, junte o arroz e tempere com pimenta. Deixe cozer durante 20 minutos. Retire a salsa e o louro e passe a sopa pelo passador. Rectifique o sal e, já fora do lume, junte a manteiga.

Caldo Verde

200g de couve galega cortada em caldo-verde; 500g de batata;1 cebola; 2 dentes de alho; 1,5L de água; 1 decilitro de azeite; sal.

Coza as batatas descascadas com a cebola e os dentes de alho em litro e meio de água temperada com o sal e metade do azeite. Esmague tudo o resto e leve novamente ao lume. Assim que estiver a ferver adicione a couve. Deixe cozer com o recipiente destapado só o tempo suficiente para a couve deixar de saber a crú. Verifique o tempero e adicione o resto do azeite.
Nota: Se a couve for muito dura, escalde-a com água a ferver e passe-a em seguida por água fria.

Sopa Andaluza (para 4 doses)

4 chávenas de tomate pelado cortado; 4 cebolas grandes cortadas aos cubinhos miudinhos; 2 folhas de louro; 2 cravinhos; 2 raminhos de salsa; 2 raminhos de manjerona; 1 talo de aipo; 6 grãos de pimenta; 2 colheres de chá de açúcar; 1 colher de chá de molho inglês; sal; pimenta branca; noz-moscada; 230g de arroz agulha cozido; 3 colheres de sopa de pimento vermelho cortado aos cubinhos; 3 colheres de sopa de pimento amarelo aos cubinhos; 3 colheres de sopa de pimento verde aos cubinhos.

Ferva em lume brando os tomates, a cebola, a folha de louro, o cravinho, a salsa, a manjerona, o aipo, a pimenta em grão e o açúcar, durante 30 minutos. Passe por um passador fino, junte os condimentos e volte a pôr a ferver em lume brando durante 5 minutos. Deite o arroz e deixe mais 3 minutos. Sirva enfeitado com os pimentos cortados em cubinhos.

Sopa de legumes

1 chávena de feijão branco; 1 chávena de ervilhas; sal; 4 cenouras; 1 nabo; 2 alhos franceses; 1 cebola; talos de couve portuguesa.

Coza o feijão branco e as ervilhas num litro de água temperada com sal. Depois de bem cozidos junte os restantes legumes cortados grosseiramente, e deixe cozer. Bata a sopa com um "passe-vite" ou uma varinha mágica e leve de novo ao lume até levantar fervura. Nota: pode, antes de servir, forrar os pratos ou a terrina, com fatias fininhas de pão.
Sopa de espinafres

2 cebolas picadas; 600 ml de caldo de galinha ou água e 1 cubo de caldo de galinha; 750g de espinafres; 1 folha de louro; 1 raminho de salsa; sal; pimenta; noz moscada moída; 300 ml de iogurte simples.

Deite num tacho a cebola, o caldo de carne, e os espinafres. Depois junte a folha de louro, a salsa, o sal, a pimenta. Tape e deixe cozer durante 10 a 15 minutos até os espinafres estarem tenros. Retire a folha de louro e desfaça todos os ingredientes com um batedor até obter um puré cremoso.
Servindo quente: junte a noz moscada e metade da quantidade de iogurte e aqueça sem deixar ferver. Cubra no prato com o resto do iogurte e paprika.
Servindo frio: arrefeça o puré e misture metade do iogurte. Cubra no prato com o resto do iogurte e paprika.


Sopa de Tomate

1 lata de tomate ou de sumo de tomate dietético sem sal (aprox. 290g); 1 chávena meia cheia de leite; ½ colher de chá de chá de pó de caril; pimenta; manjericão; molho inglês; uma cebola picada; ½ colher de chá de mostarda.

Refogue a cebola e junte o tomate, o leite, o molho inglês, o caril, a pimenta e a mostarda, e misture bem. Sirva quente mas não deixe ferver.

Açorda à Alentejana

1 molho de coentros (ou metade coentros, metade poejos); 3 dentes de alho; 1 colher de sopa de sal grosso; 1 decilitro de azeite; 1,5L de água a ferver; 300g de pão de 2ª duro; 4 ovos; azeitonas pretas.

Esmague os coentros num almofariz com os dentes de alho e o sal grosso, até obter uma pasta, e deite-a numa terrina, regando com o azeite e escaldando com a água a ferver. Mexa, junte o pão cortado em fatias e os ovos previamente escalfados. Sirva com azeitonas.

Sopa de Feijão

200g de feijão branco; 1 cebola grande; 2 colheres de sopa de azeite; 2 colheres de sopa de concentrado de tomate; 2 dentes de alho; 1 cubo de caldo de carne; ½ colher de chá de manjerona; ½ colher de chá de paprika em pó; salsa picada; 5 cravinhos; 2 folhas de louro; 1 alho francês pequeno; sal.

Lave o feijão e demolhe-o de um dia para o outro. Corte a cebola, salteie com o azeite, os alhos, o tomate e o feijão, e deite água por cima. Leve a ferver as ervas e as especiarias. Ate os cravinhos e as folhas de louro a um pedaço de alho francês (para ser fácil de retirá-los quando a sopa estiver pronta) e junte-os também. Deixe cozer cerca de 1 hora e um quarto. Corte o  alho francês em tiras, e coza durante 15 minutos. Rectifique o tempero, coloque numa terrina e polvilhe com salsa.

Sopa de cebola gratinada

1,5kgs de cebolas; 60g de manteiga; 1,25Lts de caldo de carne; 1 copo de vinho branco; sal; pimenta; 100g de queijo ralado; fatias de pão francês.

Descasque as cebolas, corte-as em rodelas muito finas e aloure-as em manteiga, mexendo com uma colher de pau. Junte o caldo de carne, e quando ferver, coza durante cerca de 1 hora. Junte o vinho e tempere com o sal e a pimenta. Cubra o fundo dos pratos de sopa com fatias de pão torrado, e deite por cima alternadamente sopa e queijo ralado, sendo a camada de cima de queijo. Leve ao forno a gratinar. Estará pronto quando o queijo formar uma crosta dourada.

Creme de Alhos Franceses

3 alhos franceses; 500g de batatas; 1 colher de sopa de manteiga; 1 decilitro de natas.

Prepare os alhos franceses e corte-os em bocados. Descasque as batatas e corte-as em quartos, juntando depois a litro e meio de água. Assim que os legumes estiverem cozidos, passe pelo passador. Junte a manteiga ao puré e leve em seguida novamente ao lume. Antes de servir e fora do lume, junte as natas ligiramente batidas e mexa.

Nota: Pode guarnecer esta sopa com um pouco de presunto picado. Espalhe-o à superfície da sopa já nos pratos.

Sopa de Camarão

250g de camarão; 1 copo de vinho branco; 2 cenouras; 3 cebolas; 1 alho; 1 folha de louro; azeite; 2 nabos; 3 tomates maduros; 1 colher de sopa de farinha; bocadinhos de pão frito ou torrado.

Coza os camarões em água, e depois de cozidos tire-os com uma escumadeira e deite na água o vinho branco, as cenouras inteiras e 2 das cebolas. Com a outra cebola, o alho, a folha de louro e um fio de azeite faça um refogado, e depois de o passar por um passador junte-o ao caldo, assim como os nabos e os tomates. Leve ao lume para cozer os legumes, esmague-os com o passe-vite, e engrosse o caldo com a farinha, previamente torrada numa frigideira no forno. Deite depois os camarões descascados dentro da sopa e sirva com os bocadinhos de pão.

Sopa de Castanhas

1,5 Kg de castanhas piladas; 1 lata de feijão vermelho; 1 cebola; 300g de massa de cotovelos; sal; azeite.

Coloque as castanhas de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, retire-lhes as peles e coza juntamente com o feijão. Pique a cebola. Junte à sopa. Vá mexendo de vez enquando e tempere a gosto. Quando estiver quase cozido, junte a massa e continue a mexer de vez em quando. Quando tudo estiver finalmente cozido, sirva ainda quente numa terrina, sem triturar nada.

Caldo Verde

Ingredientes:
• 750 gr de batatas de polpa branca
• 250 gr de couve galega cortada em caldo-verde
• 1 cebola
• 5 colh. sopa de azeite
• Sal q.b. Receita:
Leve ao lume cerca de 2 litros de água temperada com sal e, quando começar a ferver, junte as batadas descascadas. Deixe cozer as batatas. Depois de cozidas, retire e esmague as batatas com um garfo, introduzindo-as depois novamente no caldo. Deixe levantar fervura e adicione, então, a couve galega migada em caldo-verde (o mais fino possível), a cebola picada e 3 colheres de sopa de azeite. Deixe cozer. Na altura de servir, junte o restante azeite.
Bom apetite

Creme de Abóbora

Ingredientes:
• 500 gr de abóbora
• 2 cebolas
• Azeite
• Sal
• 1 L de água
• 2 colh. sopa de natas
• Salsa picada Receita:
Lave, descasque e corte as cebolas às rodelas. Descasque a abóbora e parta-a em bocados. Refogue em azeite as cebolas, junte o sal e a abóbora. Tape e mantenha em lume brando durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Junte 1 litro de água a ferver e deixe em lume médio durante mais 15 minutos. Misture tudo muito bem e junte as natas. Sirva polvilhado com salsa.
Bom apetite

Creme de Cebolas

Ingredientes:
• 1 colh. de sopa de margarina
• 0,5 kg de cebolas
• 300 gr de batatas
• 1 gema de ovo
• 1 colh. sopa de natas
• Noz moscada, sal e pimenta Receita:
Derreta a margarina e acrescente as cebolas, deixando-as alourar ligeiramente, até ficarem transparentes. Junte as batatas cortadas em cubinhos. Assim que levantar fervura, deixe cozer cerca de meia hora, com o tacho tapado. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reduza a puré. Bata a gema com as natas e acrescente, pouco a pouco, algumas colheres do puré. Adicionar cuidadosamente esta mistura à sopa, para que não talhe, mexendo sempre e deixar cozer mais 2 minutos, sem ferver.
Bom apetite

Creme de Cogumelos

Ingredientes:
• 500g de cogumelos frescos
• 50g de manteiga
• 1 colh. de sobremesa de cebola picada
• 0,5 litro de leite
• 2 colh. de sopa de farinha
• 2 dl de natas
• Sal e noz moscada ralada q.b. Receita:
Prepare o caldo de galinha. Limpe e lave muito bem os cogumelos e corte-os em fatias. Faça um refogado com 25g de manteiga e a cebola. Junte os cogumelos e tempere com sal. Vá mexendo até à água dos cogumelos se evaporar. Retire duas colheres de sopa dos cogumelos e reserve para a decoração. Prepare um molho branco: ferva o leite e, à parte, derreta a restante manteiga. Junte a farinha e mexa rapidamente com uma colher de pau, para não encaroçar. Adicione aos poucos o leite a ferver, mexendo sem parar, deixando cozinhar durante 5 minutos. Misture na panela dos cogumelos, misture bem e deixe cozinhar durante mais uns minutos. Retire do lume e bata no liquificador. Rectifique os temperos e junte as natas e um pouco de noz moscada ralada. Leve ao lume, sem deixar ferver. Deite a sopa numa terrina e enfeite com os cogumelos reservados. Pode servir com torradinhas.
Bom apetite

Gaspacho com Iogurte

Ingredientes:
• 1 kg de tomates maduros
• 0,5 dl de azeite
• 3 colh. sopa de vinagre
• 1 cebola pequena
• 2 dentes de alho
• 1 pepino
• Sal
• 2 iogurtes naturais
• Gema de ovo cozido
• Salsa Receita:
Lave os tomates e retire-lhes os pés. Descasque a cebola, os alhos, o pepino e corte-os em pedaços. Passe tudo com o triturador. Tempere com sal e junte os iogurtes, o azeite e o vinagre. Guarde no frio. Na hora de servir, polvilhe com gema de ovo picada e complete com duas pedras de gelo. Decore com um raminho de salsa.

Bom apetite

Sopa de Castanhas
Ingredientes:
• 1,5 Kg de castanhas piladas
• 1 L de feijão vermelho
• 1 cebola
• 300 gr de massa de cotovelos
• Sal q.b.
• Azeite q.b. Receita:
Coloque as castanhas de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, retire-lhes as peles e coza juntamente com o feijão. Pique a cebola. Junte à sopa. Vá mexendo de vez enquando e tempere a gosto. Quando estiver quase cozido, junte a massa e continue a mexer de vem em quando. Quando tudo estiver finalmente cozido, sirva ainda quente numa terrina, sem triturar nada.
Bom apetite

Sopa de Cebola com Queijo

Ingredientes:
• 2 colh. sopa de azeite
• 3 cebolas
• 2 gemas
• Queijo Gruyère ralado
• Pão frito Receita:
Deite numa caçarola o azeite e as cebolas peladas e finamente picadas. Cozinhe em lume fraco até começar a alourar. Junte água suficiente para a sopa e apure durante 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco e junte as gemas batidas, mexendo sempre. Leve novamente ao lume e até levantar fervura. Antes de servir, junte o queijo e os pedaçinhos de pão frito.
Bom apetite

Sopa de Cenoura com Alho Francês

Ingredientes:
• 800 gr de cenouras
• 60 gr de margarina
• 1 alho francês
• 2 dl de natas
• Sal q.b. Receita:
Limpe o alho, pique a parte branca e leve ao lume numa panela com a margarina, deixando refogar, mas sem ganhar cor. Junte as cenouras descascadas e cortadas em pedaços. Acrescente a água suficiente para cobrir e deixe cozer. Quando estiver cozido, retire e triture a sopa. À parte, corte a parte verde do alho em tiras fininhas e coza à parte. Adicione à sopa, juntamente com as natas. Mexa, rectifique de temperos e leve ao lume para aquecer.
Bom apetite

Sopa de Cogumelos com Gambas

Ingredientes:
• 250 gr de cogumelos frescos
• 50 gr de farinha de arroz
• 50 gr de margarina
• Parte branca de 1 alho francês
• 0,5 dl de natas
• 2 gemas
• 100 gr de gambas cozidas
• Sal q.b. Receita:
Limpe e pique o alho francês, e leve ao lume com a margarina. Deixe refogar, sem alourar. Junte os cogumelos lavados, mexa e deixe estufar um pouco. Adicione àgua com a farinha de arroz previamente dissolvida e deixe ferver durante 5 minutos. Passe com a varinha mágica até obter um creme fino e rectifique o sal. Numa taça, misture as natas com as gemas e adicione ao creme. Deixe aquecer, sem ferver, e junte as gambas descascadas.
Bom apetite

Sopa de Feijão com Espinafres

Ingredientes:
• 1 lata pequena de feijão manteiga já cozido
• 1 cebola grande
• 3 batatas
• 2 dentes de alho
• 1 folha de louro
• 1 raminho de salsa
• 1 pé de tomilho
• 1 colh. sopa de margarina
• 150 gr de folhas de espinafres
• Sal e pimenta q.b. Receita:

Leve a cozer a cebola, os alhos descascados e inteiros, as batatas descascadas e partidas em quartos, o louro e as ervas aromáticas e o feijão. Retire os cheiros e passe os legumes, de modo a obter um creme aveludado. Derreta a margarina numa frigideira e adicione os espinafres picados, estufando sobre lume brando até ficarem desfeitos. Acrescente ao puré de feijão, mexa bem e tempere com sal e pimenta, deixando cozer mais 5 minutos.
Bom apetite

Sopa de Legumes

Ingredientes:
• 200 gr de couve lombarda
• 1 cenoura
• 1 nabo
• 500 gr de batatas
• 1 alho francês
• 1 pé de aipo
• 500 gr de tomates maduros
• 100 gr de ervilhas cozidas
• 1 dl de azeite
• 2 dentes de alho picados
• 1 cubo de caldo de carne
• Sal q.b. Receita:
Corte a lombarda, a cenoura, os nabos e as batatas em cubinhos. Limpe o alho francês e o aipo; pique-os. Retire o pé, escalde, pele e retire as pevides aos tomates. Pique-os. Leve ao lume o azeite, numa panela, com os dentes de alho picados e deixe refogar um pouco. Junte o alho francês e o aipo. Deixe refogar sem, no entanto, alourar. Adicione os restantes legumes. Mexa e tape durante 2 minutos. Junte 1,5 L de água e deixe cozer. Quando a couve e a cenoura estiverem cozidas junte o tomate picado. Quando estiver tudo cozido, junte as ervilhas e deixe ferver e tempere com sal. Sirva a sopa bem quente.
Bom apetite

Sopa Fria de Morangos

Ingredientes:
• 500 gr de morangos
• 4 iogurtes naturais
• 1 limão
• 1 dl de vinho do Porto Receita:
Escolha e lave os morangos. Retire-lhes o pé e coloque-os num recipiente, reservando alguns. Junte os iogurtes. Com a varinha mágica, reduza tudo a puré. Adicione o Porto, tempere com sumo de limão e mexa bem. Sirva em taças individuais decoradas com pedaços de morangos.
Bom apetite

Sopa de Pepino

Ingredientes:
• 1 pepino
• 2 iogurtes naturais
• 5 dentes de alho
• 1 colh. sopa de salsa picada
• 1 colh. sopa de endro
• 1 tomate
• Sal e pimenta q.b. Receita:
Descasque, retire as sementes e desfaça em puré o pepino. Bata o iogurte até ficar homogéneo, misture com o puré, o endro e os alhos esmagados. Tempere com sal e pimenta e polvilhe com salsa. Ornamente com pedaços de tomate sem pele nem sementes e sirva bem frio.
Bom apetite

Sopa de Rabanetes

Ingredientes:
• 2 molhos de rabanetes tenros
• 1 cebola
• 1 dente de alho
• 2 tomates maduros
• 2 l de água
• 2 colh. sopa de azeite
• 100 gr de massa cortada
• Sal q.b.
• Cebolinho verde picado Receita:
Raspe os rabanetes, retirando as raízes. Lave-os em várias águas e triture-os, juntamente com o alho, a cebola e o tomate (todos previamente pelados). Coloque numa panela, junte a água a ferver, o azeite e uma pitada de sal. Cozinhe em lume brando, durante cerca de 2 horas. Rectifique o caldo, acrescente a massa cozida à parte e rectifique os temperos. Apure mais uns minutos e polvilhe com cebolinho verde picado.
Bom apetite

Sopa de Tomate e Agriões

Ingredientes:
• 400 gr de batatas
• 3 tomates maduros
• 1/2 cebola
• 60 gr de margarina
• 1 molhinho pequeno de agriões
• Sal q.b.
• 2 ovos cozidos
• Pão torrado Receita:

Descasque, corte aos bocados e coza as batatas em água temperada com sal, juntamente com a cebola, também cortada aos bocados. Lave, retire o pé, corte em quatro e coza também os tomates, juntando-os às batatas e cebola. Lave os agriões. Depois da sopa cozida, triture-a e leve novamente ao lume. Junte os agriões, a margarina e deixe ferver durante 5 minutos, mexendo de vez em quando para não pegar. Retire e sirva acompanhada de ovo cozido picado e pequenos cubos de pão torrado, que deverão ser servidos à parte.
Bom apetite



Browse


2010, Setembro
2010, Agosto
2010, Junho
2010, Abril
2010, Março
2010, Fevereiro
2010, Janeiro
2009, Dezembro
2009, Junho
2009, Março
2009, Janeiro
2008, Dezembro
2008, Novembro
2008, Outubro
2008, Setembro
2008, Julho
2008, Junho
2008, Maio
2008, Abril
2008, Fevereiro
2007, Outubro
2006, Outubro
2006, Julho
2006, Abril
2006, Março
2006, Fevereiro
2006, Janeiro
2005, Setembro
2005, Fevereiro
 
Site realizado por www.ptpac.com | Desenhado para o FIREFOX, SAFARI, IE E OPERA | 1024 X 768